Eu, Léo Cipolli, depois de ver tantos animais perdidos na cidade de Ubatuba, desenvolvi um sistema de identificação animal com fácil leitura, funciona por Qrcode e por NFC (aproximação). Simples, rápido e eficiente!
As tags de identificação para animais de estimação, que utilizam tecnologias como NFC (Near Field Communication) e QR code, representam um avanço significativo na segurança e bem-estar dos nossos amigos de quatro patas. Mais do que meros adornos, elas são ferramentas essenciais para garantir que, em caso de perda, o reencontro com o tutor seja rápido e eficiente. Diferentemente das antigas plaquetas gravadas, que podem se desgastar ou ter informações difíceis de ler, as tags NFC e QR code armazenam uma variedade de dados digitalmente, acessíveis instantaneamente com um smartphone. Isso significa que um animal perdido pode ser identificado e seu tutor contatado em questão de segundos, minimizando o estresse para todos os envolvidos.
A grande vantagem das tags NFC e QR code reside na versatilidade e na quantidade de informações que podem armazenar além dos dados básicos de contato do tutor. É possível ainda desenvolver (sob encomenda), um espaço para os órgãos públicos inserirem mais informações como histórico de vacinação, alergias, medicações, contato do veterinário e até mesmo condições médicas preexistentes.
Essa riqueza de detalhes é crucial em situações de emergência, permitindo que quem encontrar o animal perdido possa fornecer os cuidados adequados enquanto aguarda o reencontro. Em um mundo onde a tecnologia permeia todos os aspectos de nossas vidas, utilizar essas ferramentas para proteger nossos animais de estimação é uma escolha inteligente.